quinta-feira, 21 de maio de 2015

MAIS IDH PARA OS MUNICÍPIOS MARANHENSES.


EGMA levará capacitações para municípios do ‘Mais IDH’

A Escola de Governo do Maranhão (EGMA) está se preparando para ministrar, a partir da segunda quinzena do mês de junho, cursos de capacitação aos servidores públicos dos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. Coordenada pela Secretária de Estado da Gestão e Previdência (Segep), a EGMA deu continuidade, esta semana, à primeira etapa da ação, iniciada em abril, referente à visita prévia a esses lugares, para, em reuniões com prefeitos e secretários municipais, articular e definir o calendário dos cursos que serão oferecidos pela instituição.
No final de abril, a EGMA contatou as autoridades locais de Aldeias Altas, São João do Sóter, Serrano do Maranhão, Pedro do Rosário e Cajari, para conhecer as demandas a serem atendidas e, também, sugerir outras além das solicitadas. Incluídos no roteiro deste mês, os municípios de Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Arame, Fernando Falcão e São Raimundo do Doca Bezerra já estão sendo visitados por técnicos da instituição governamental.
“Estamos visitando esses municípios, nesta semana. Vamos entrar em contato com as prefeituras e demais órgãos públicos locais, conversar, articular, fazer parceria, para que os servidores possam aproveitar da melhor forma, a presença da EGMA nessas cidades. O oferecimento dos cursos vai depender, agora, do processo licitatório para a contratação dos instrutores. Acreditamos que, na segunda quinzena de junho, já poderemos entrar em ação, ministrando as capacitações sugeridas por nós, e também outras, que nos forem solicitadas”, afirmou a diretora da EGMA, Janaína Lula.
Segundo a gestora, a Escola de Governo oferecerá, inicialmente, uma média de três capacitações técnicas por município: redação oficial, elaboração de projetos e cursos de informática. “Para proporcionar as capacitações na área de informática, a unidade móvel da EGMA se deslocará até os lugares que possuírem condições favoráveis de acesso. As viagens da unidade móvel estão previstas para começarem no mês de julho”, informou Janaína Lula.
“A atuação itinerante da EGMA, levando capacitações para o interior, além de integrar a política de valorização dos servidores públicos estaduais, também reforça as ações do Plano ‘Mais IDH’, implementado e presidido pelo governador Flávio Dino, que busca superar o quadro de extrema pobreza e das desigualdades sociais que ainda imperam em vários municípios do nosso Estado”, ressaltou o secretário da Gestão e Previdência, Felipe Camarão.
Cidades sedes do Viva Cidadão
Desde o começo de abril, a EGMA também vem dando sequência aos trabalhos realizados em parceria com o Viva Cidadão, nos 14 municípios onde este órgão atua. Já foram visitadas, até agora, as cidades de Caxias, Pedreiras, Viana e Pinheiro. As visitas objetivaram a apresentação da equipe técnica da EGMA aos novos coordenadores das unidades do Viva Cidadão, dando-lhes ciência das propostas de ações da Escola; a realização da palestra sobre Direitos Humanos e Cidadania; e o restabelecimento da rede de contatos e parcerias com os atuais dirigentes dos órgãos estaduais e municipais, existentes nesses lugares, convidando-os a participarem dos eventos realizados pela EGMA, como palestras, cursos e seminários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário