Leandro Karnal é um historiador que transita bem entre a academia e o grande
público. Tem ampla formação acadêmica e é professor da Unicamp há 20 anos nas
áreas de História Cultural e de História da América ao mesmo tempo em que viaja
o País fazendo palestras para o grande público sobre assuntos que vão de
atualidades a religião e ética, que comenta o noticiário no Jornal da Cultura e
participa do Café Filosófico, transmitido pela TV.
É,
também, autor de vários livros teóricos e para leigos, como Felicidade ou Morte
(Papirus), que ele acaba de lançar com Clóvis de Barros Filho e que já ocupa a
terceira posição na lista de mais vendidos da Veja.
Essa
sua capacidade de falar sobre assuntos essenciais e profundos com erudição e
leveza poderá ser comprovada a partir deste domingo, 24, no Caderno 2. Nesse
dia, Karnal estreia sua coluna semanal e já adianta: quer tirar o leitor – e
ele próprio – da zona de conforto.
“Pensando
na temática das colunas, gosto da ideia que cruzem, naturalmente, uma formação
de um historiador profissional e de um doutor em áreas de humanas com leituras
em filosofia, antropologia e artes, e ainda minha formação musical. Gosto que
exista uma reflexão sobre o conhecimento formal. Sempre com um toque de humor e
com um certo distanciamento irônico”, conta.
Gaúcho
de São Leopoldo, ele nasceu em 1963, filho de uma família de classe média e
religiosa do interior gaúcho. A religião, hoje, é apenas um campo de estudo do
historiador ateu que se formou na Unisinos e começou, ali mesmo, e também na
rede estadual de ensino, sua carreira como professor. Aos 24, mudou-se para São
Paulo. Seu doutorado na USP incluiu estudos também na França e no México. Vive
há quase 30 anos na cidade, de onde sai, frequentemente, para conferências País
afora.
“Ter
estado semana passada em São Paulo, Brasília, Fortaleza, Marechal Rondon e em
Porto Alegre marca muito a minha visão do Brasil, de como ele se entende e se
explica, como os jovens reagem. Vejo demandas e concepções sociais. Essa é a
minha grande semente para eu poder germinar esse canteiro de ideias”, afirma.
Entre
os temas que mais despertam o interesse das plateias hoje, e sua discussão
também estará nas colunas do historiador, ele cita a ética – e diz que isso o
deixa otimista. “É uma esperança possível para este País.”
No
artigo que será publicado no domingo, Karnal escreve sobre a dúvida em aceitar
o convite do Estado, fala sobre vaidade, faz uma reflexão sobre a possibilidade
de lidar com o grande público e sobre o peso de escrever para um veículo
fundado em 1875. “Mas a vaidade falou mais alto que o medo. Aceitei também
porque existe a possibilidade do exercício de dizer coisas significativas que
levem as pessoas a pensar e que isso atinja muita gente. Estamos precisando, no
Brasil de hoje, de polarização extremada, de gente que faça pensar, ouvir e
interpretar – mais do que de gente que expresse sua opinião subjetiva e
imediata.”
Essa
é, aliás, uma das funções do intelectual de hoje. Um intelectual pop, que está
nas redes sociais. “Cada vez mais vai surgindo nos Estados Unidos e na Europa,
e mais recentemente no Brasil, a função daquelas pessoas ligadas à academia que
começam a traduzir com metáforas, bom humor e leveza coisas que talvez fossem
mais complexas ao grande público”, comenta.
Para
ele, essas pessoas ajudam a mostrar que uma simples opinião não é suficiente
para um debate, que ela é apenas uma emissão subjetiva que precisa de
embasamento para fugir do senso comum e evitar falácias. “Esse é um exercício
recente, num país que só há pouco descobriu a democracia, conheceu as redes
sociais e ainda não descobriu, infelizmente, como ouvir opiniões contrárias e
não tornar isso um discurso de ódio, uma adjetivação ou simples enunciação dos
seus problemas, medos e anseios.”
A
polêmica é sempre inevitável, diz Karnal. “Existe hoje uma enorme quantidade de
gente ressentida e centrada no seu próprio afeto. Logo, tudo o que não for a
defesa apaixonada daquela pessoa é considerado ponto de crítica. Basta eu dizer
que dei palestra na Europa e já aparecem pessoas perguntando por que eu não fui
à África. Se eu digo que fui à África, perguntam por que eu excluí a América
Latina. Elas não estão dialogando comigo. Eu não tenho importância. Elas estão
dialogando com a sua dor e seu ressentimento.”
A
interpretação do texto é outra questão que preocupa o autor, e ele avalia que
isso só piora com o passar dos anos e que as pessoas entendem o que querem
entender do que está escrito. Aos leitores, então, Karnal pede interação e
paciência. “E que, ao me criticarem, elogiarem, concordarem ou discordarem, que
seja com base no que eu disse e não no que eu não disse. E que o fato de eu não
ter dito algo não quer dizer que eu esteja condenando aquilo.”
Além
da coluna que poderá ser lida aos domingos neste caderno e no Portal Estadão,
Karnal também terá um blog.
Fonte: O Estado de S. Paulo
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