PRIMEIRO SEMINÁRIO POPULAR:
DIAGNÓSTICO DA EDUCAÇÃO
O movimento
popular diagnosticou os seguintes problemas na educação:
1. Professores desmotivados.
2. Faltar incentivo do poder público.
3. Faltar de gestão para aplicar os programas na
educação.
4. Gestão pública não direciona os recursos para solucionar
os problemas mais críticos.
5. Desvio
de recursos e corrupção.
6.
Infraestrutura física das escolas inadequadas ao aprendizado, muitas são casas
de moradia sem estrutura para pratica escolar, faltar merenda e escola de qualidade.
7. Os alunos não estão aprendendo adequadamente.
8. Faltar prática de esportes, cultura e lazer.
7. Os alunos não estão aprendendo adequadamente.
8. Faltar prática de esportes, cultura e lazer.
9. Faltar nas
leis para regular o plano de cargos, carreiras e salários dos servidores da
educação.
10. Os laboratórios
de informática não atendem as necessidades educacionais dos alunos, na maioria
das escolas os alunos não tem acesso à internet.
11. As escolas
não fortalecem um regulamento ético para construir uma relação de respeito
entre professores e alunos.
PROPOSTAS
1.
Melhoria salarial
dos professores e definição de um plano de cargos, carreiras e salários que
incentive os professores.
2.
O poder público
deve criar uma dinâmica e uma estrutura voltada para formação dos professores.
3.
Planejar com a
participação de pais, alunos, professores e comunidade, a aplicação dos
recursos e programas da educação e assim como uma pedagogia a ser adequada a
realidade local. Ampliar a atual obrigatoriedade de 25% do orçamento e defender
a aplicação de 10% do PIB para educação pública.
4.
Para melhorar o planejamento;
combater a corrupção e os desvios é necessário que o conselho municipal da educação
tenha representantes de setores sócias existentes no município no referido
conselho.
5. Que o município estabeleça
um programa de construção de escolas públicas com a arquitetura adequada ao bom
ensino; com quadras poliesportivas, laboratórios de informática e pesquisa científica,
bibliotecas para incentivo a leitura e com espaço a cultura e lazer. É
necessário aposentar a pratica de alugar casas com estruturas inadequadas para
serem escolas públicas.
6
Definir uma
pedagogia que facilite o aprendizado dos alunos e torne motivadora.
7. Escola de tempo
integral voltado para o aprendizado dos alunos com pedagogiaque torne o acesso
ao conhecimento uma atividade cativante.
8.
Construir
regulamentos que fortalecem uma relação ética entre alunos e professores.
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