domingo, 27 de outubro de 2013

PRIMEIRO SEMINÁRIO POPULAR: DIAGNÓSTICO DA EDUCAÇÃO


PRIMEIRO SEMINÁRIO POPULAR:
DIAGNÓSTICO DA EDUCAÇÃO
 
  O movimento popular diagnosticou os seguintes problemas na educação:
1. Professores desmotivados.
2. Faltar incentivo do poder público.
3. Faltar de gestão para aplicar os programas na educação.
4. Gestão pública não direciona os recursos para solucionar os problemas mais críticos.
5.   Desvio de recursos e corrupção.
6. Infraestrutura física das escolas inadequadas ao aprendizado, muitas são casas de moradia sem estrutura para pratica escolar, faltar merenda e escola de qualidade.
7. Os alunos não estão aprendendo adequadamente.
8. Faltar prática de esportes, cultura e lazer.
9. Faltar nas leis para regular o plano de cargos, carreiras e salários dos servidores da educação.
10. Os laboratórios de informática não atendem as necessidades educacionais dos alunos, na maioria das escolas os alunos não tem acesso à internet.
11. As escolas não fortalecem um regulamento ético para construir uma relação de respeito entre professores e alunos.




PROPOSTAS
1.    Melhoria salarial dos professores e definição de um plano de cargos, carreiras e salários que incentive os professores.
2. O poder público deve criar uma dinâmica e uma estrutura voltada para formação dos professores.
3. Planejar com a participação de pais, alunos, professores e comunidade, a aplicação dos recursos e programas da educação e assim como uma pedagogia a ser adequada a realidade local. Ampliar a atual obrigatoriedade de 25% do orçamento e defender a aplicação de 10% do PIB para educação pública.
4.    Para melhorar o planejamento; combater a corrupção e os desvios é necessário que o conselho municipal da educação tenha representantes de setores sócias existentes no município no referido conselho.
5.  Que o município estabeleça um programa de construção de escolas públicas com a arquitetura adequada ao bom ensino; com quadras poliesportivas, laboratórios de informática e pesquisa científica, bibliotecas para incentivo a leitura e com espaço a cultura e lazer. É necessário aposentar a pratica de alugar casas com estruturas inadequadas para serem escolas públicas.
6 Definir uma pedagogia que facilite o aprendizado dos alunos e torne motivadora.
7. Escola de tempo integral voltado para o aprendizado dos alunos com pedagogiaque torne o acesso ao conhecimento uma atividade cativante.
8. Construir regulamentos que fortalecem uma relação ética entre alunos e professores.




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