sexta-feira, 10 de março de 2017

PRIMEIRA PREFEITA DO BRASIL, DE SÃO JOÃO DOS PATOS-MA

Joana da Rocha Santos, Dona Noca nasceu em 18 de dezembro de 1892, em São João dos Patos, cidade que administrou e onde foi sepultada.


São João dos Patos é um município brasileiro do estado do Maranhão. Foi a primeira cidade maranhense a ter uma mulher no cargo de prefeita municipal, Joana da Rocha Santos, Dona Noca foi nomeada em 1934 pelo delegado do governo federal no Maranhão.

Ostenta o título de capital dos bordados no Maranhão, pela qualidade das peças produzidas e por ser a confecção artesanal de bordados uma atividade predominante entre suas mulheres, uma prática hereditária que já faz parte da cultura local.

Por sua relevância socioeconômica, geográfica e política, ocupa a posição de centro de zona na rede urbana maranhense, exercendo influencia sobre diversas cidades da sua região. Na divisão político-administrativa do Estado do Maranhão em 32 Regiões de Planejamento, a cidade é a sede da Unidade Administrativa Regional da Região de Planejamento do Sertão Maranhense, composta por 9 municípios limítrofes.

Está entre os três únicos municípios maranhenses a conquistar a certificação Selo Unicef Município Aprovado por três vezes consecutivas, em todas as edições do projeto até então, um reconhecimento internacional pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

O município de São João dos Patos surgiu na primeira metade do século XIX, com a ocupação da região por criadores e lavradores oriundos do município de Passagem Franca, atraídos pela fertilidade das terras. A aglomeração iniciou-se entre duas lagoas denominadas de "Lagoa de São João" e "Lagoa dos Patos", por esse motivo recebeu seu primeiro nome LAGOAS. Posteriormente, influenciado pela veneração, por parte dos moradores da localidade de São João Batista, que se tornaria o Padroeiro da cidade, e com isso, passou a se denominar a localidade de" Lagoa de São João "mais tarde São João dos Patos".
Teve como prefeita Joana da Rocha Santos considerada a primeira prefeita do Brasil, mulher que se tornou lenda na região, por uma visão evolutiva para seu tempo. Durante muitos anos existiu na cidade uma disputa política local por dois grupos, os ``aleixeiros ´´ e os `` xeleléu ´´.Na cidade existe desde sua fundação uma família política muito forte e influente a nível de estado, em que já teve deputados estaduais, como Turíbio Socha Santos, Dona Noca, o ex-prefeito Celso Rocha Santos e seu sobrinho Celso Antonio da Rocha Santos Sobrinho, entre outros. Na época das eleições a nível municipal, a cidade vive um clima bastante quente, pois a disputa é extremamente acirrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário